Quinta-feira Santa: A origem da Eucaristia na última ceia com Jesus Cristo

Na Santa Ceia, Cristo nos ensina que ao partilhar o pão e o vinho transmutados em seu Corpo e Sangue, nos unimos a Ele e a nossos irmãos.

No fim da Quaresma, nossa reflexão se volta à Quinta-feira Santa.

Neste dia, recordamos a última ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo com seus apóstolos. Desde este histórico momento, seguimos Seus ensinamentos na Santa Missa, cumprindo um rito que transcende o tempo.

Esta comunhão representa a morte e ressurreição de Cristo, mantendo viva Sua memória em cada Eucaristia e nos unindo a Ele por toda a eternidade. 

 

A libertação das vaidades no rito do Lava-pés

 

Antes da festa da Páscoa, Jesus, ciente de que sua hora havia chegado, preparou-se para fazer a passagem deste mundo para ascender ao Céu. 

Um ato supremo de amor e humildade, representado até os dias de hoje na Santa Missa, marcou esta preparação: o lava-pés.

Jesus, o Rei dos reis e Salvador dos Homens, inclina-se diante de seus discípulos e lava seus pés.

Em um gesto reservado apenas aos servos, Cristo nos ensina sobre a humildade e nos convida a viver uma comunhão mais profunda com Ele.

 

Representação do memorável gesto de humildade de Cristo.

“Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe :
«Senhor, Tu vais lavar-me os pés?»
Jesus respondeu:
«O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde”»
.

Evangelho (Jo 13, 1-15)

“Fazei isto em memória de mim”

Naquela última ceia, Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia, o sacramento do seu Corpo e Sangue.

Desse modo, Cristo nos ensina que ao partilhar o pão e o vinho transmutados em seu Corpo e Sangue, nos unimos a Ele e a nossos irmãos.

Este momento é o cerne de nossa fé, pois, na Eucaristia, celebramos não apenas a memória da Paixão de Cristo. Da mesma forma, recordamos Sua presença real e viva entre nós, até o fim dos tempos.

A Quinta-feira Santa também marca a instituição do sacerdócio ministerial. Jesus escolheu seus apóstolos para que, em seu nome, continuassem a celebrar este mistério de amor e salvação.

Desde a última Ceia realizada por Cristo, o pão e o vinho transmutados nos permitem viver em Sua Santa comunhão.


Assim, a cada celebração da Missa, o próprio Cristo oferece-se ao Pai, atualiza o sacrifício do Calvário e imola-se como Vítima por nós.

A cada Eucaristia, Jesus convida a nos unirmos a este sacrifício, oferecendo nossas vidas, alegrias e sofrimentos neste holocausto de amor.

 

“E disse-lhes Jesus: “Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus”.

E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: “Tomai-o, e reparti-o entre vós;

Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus”.

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim”.

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”.

Lucas 22,15-20

 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus presente na Eucaristia

 

Nesta Quinta-feira Santa, a conexão com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus emerge naturalmente.

O Coração de Jesus transpassado pela lança, do qual brotou sangue e água, é o sinal supremo de Sua infinita misericórdia. 

Sendo assim, a devoção ao Sagrado Coração nos revela a profundidade do amor de Deus por nós. Um amor que se entrega, se sacrifica, que se faz alimento e presença viva em meio a nós.

Desse modo, a Quinta-feira Santa nos coloca diante do mistério central de nossa fé. Refletimos sobre o amor infinito de Deus que se faz homem, se entrega na cruz e permanece conosco na Eucaristia.

Este momento único nos faz viver em comunhão com Jesus e partilharmos desse amor com todos os que nos cercam.

Que possamos, então, neste dia, renovar nosso compromisso com Cristo, servindo a Ele e ao próximo.

 

****

Inclua seu nome e intenções GRÁTIS na Santa Missa de Páscoa.

Ligue para 0800 608 2126 e tenha seus pedidos levados a Cristo nesta Santa Eucaristia. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]