1º de Maio: Reflexões sobre São José e o Trabalho como Serviço ao Sagrado Coração

 

No primeiro dia de maio, mês dedicado à Santa Mãe de Deus, celebramos o Dia de São José Operário.

Pio XII instituiu a data em 1955, com o objetivo de oferecer aos trabalhadores um padroeiro modelo.

Nas oficinas de sua labuta diária, José cumpriu honradamente seu dever como marido castíssimo de Maria, Pai Afetuoso de Jesus e protetor da Sagrada Família. 

Desse modo, não é por acaso que a Igreja Católica escolheu São José como padroeiro dos trabalhadores.

Assim, a Igreja ressalta a nobreza do trabalho daqueles que, todos os dias, saem de suas casas para buscar o sustento para os seus.

 

A Vida de São José

 

São José exercia um ofício exigente, que envolvia lidar com materiais pesados.

A vida de São José é um perfeito ensinamento de como o trabalho pode nos levar a santidade. 

Os evangelistas Mateus e Marcos definem José como “carpinteiro” ou “marceneiro”.

Há também registros sobre uma ocasião, na qual o povo de Nazaré, ao ouvir Jesus falar, questionava: “Não é este o filho do carpinteiro?” (Mateus 13, 55; cf. Marcos 6, 3).

Contudo, a palavra original (do grego, “tekton“) usada para descrever o trabalho de José recebeu várias traduções. Padres latinos da Igreja, por exemplo, traduziram o termo para “carpinteiro”, por ser a palavra mais próxima em português. 

Tekton, porém, também pode ser entendido como “construtor”, considerando ainda que na Palestina do tempo de Jesus, a madeira não servia apenas para fabricar móveis.

Era utilizada também para construir casas com armações de madeira e telhados em terraços, compostos por vigas unidas com ramos e terra.

Portanto, a qualificação de “carpinteiro” ou “marceneiro” era bastante genérica. Pois nesse contexto, referia-se tanto aos artesãos que trabalhavam com madeira quanto os envolvidos em atividades de construção.

Seja qual for a função específica, não há dúvidas de que São José exercia um ofício exigente, que envolvia lidar com materiais pesados, como madeira, pedra ou ferro.

Do ponto de vista econômico, contudo, pode-se concluir que a Sagrada Família não angariava grandes lucros, pois não viviam em riqueza. 

Isso também pode ser evidenciado no fato de que Maria e José, ao apresentarem Jesus recém-nascido no Templo, ofereceram apenas um casal de pássaros ou pombas, o que era prescrito pela Lei para os pobres (cf. Lucas 2, 24; Levítico 12, 8).

 

Ensinamentos de São José a Jesus

 

São José cuidou do menino Jesus e lhe ensinou o verdadeiro valor do trabalho.

Como Pai Afetuoso, São José não só cuidou do menino Jesus como também lhe ensinou o valor do trabalho.

Assim, o jovem Jesus aprendeu essa profissão diretamente com seu Pai Adotivo.

Desde o início, Ele mostrou ao Menino Jesus que o trabalho é uma forma de servir a Deus e aos outros, uma lição que enobrece quem a pratica.

Neste sentido, o trabalho passa a ser não apenas uma necessidade, mas a expressão de um ato de devoção ao próximo e a Deus.

Além disso, São José demonstra como até o trabalho mais simples pode ser um caminho para a santidade.

Por isso, a Igreja o reconhece como patrono dos trabalhadores, pois em sua oficina se santificou, assim como as tarefas que executava.

No Dia de São José Operário, podemos refletir sobre como tornar nosso trabalho um ato de devoção.

Cada esforço também pode ser ofertado ao Sagrado Coração de Jesus, que valoriza o serviço humilde e verdadeiramente dedicado.

Portanto, neste 1º de maio, temos a oportunidade de refletir sobre cada momento de trabalho como uma oração viva e uma oferta ao céu.

São José Operário nos ensina que servir através do trabalho diário é um caminho para alcançar a graça divina e contribuir para o bem da comunidade, seguindo os passos do Sagrado Coração de Jesus.

****

Se você quer pedir por um emprego, está passando por mudanças na carreira (abrindo um novo negócio, por exemplo) ou quer agradecer pelas graças recebidas no seu trabalho, inclua seu nome e intenções na: 


Missa de Pedidos Urgentes ao Sagrado Coração de Jesus

Clique aqui ou na imagem abaixo para ter seu nome na Missa, sem nenhum custo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]