Dia de Santo Antônio, Amigo Íntimo do Coração de Jesus. Conheça a história e uma linda oração

A Igreja celebra hoje o dia de Santo Antônio, portanto, percorramos a vida deste grande santo

Dia de Santo Antonio, amigo intimo do Coração de Jesus
Dia de Santo Antônio, amigo intimo do Coração de Jesus

Santo Antônio, nascido Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, veio ao mundo em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Desde jovem, demonstrou um profundo desejo de seguir a vida religiosa. Aos 15 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Após dois anos, transferiu-se para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou seus estudos em Teologia e Filosofia.

Aliás, em 1220, Fernando testemunhou o retorno dos corpos de cinco frades franciscanos martirizados no Marrocos. Inspirado pelo seu sacrifício, decidiu juntar-se à Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão do Deserto. Mas, deixou Portugal e seguiu para a Itália, onde encontrou São Francisco de Assis e começou a pregar de maneira fervorosa.

Santo Antônio é amplamente reconhecido por suas pregações poderosas e sua habilidade de atrair grandes multidões. Viajava por diversas cidades, incluindo Bolonha, Milão e Montpellier, espalhando a palavra de Deus. Portanto, sua eloqüência e conhecimento bíblico o tornaram um dos principais teólogos da Ordem Franciscana.

Ao longo de sua vida, Santo Antônio realizou inúmeros milagres. Ele curou enfermos, ressuscitou mortos e foi um defensor dos pobres e oprimidos. Sua fama de santidade se espalhou rapidamente, fazendo com que fosse conhecido como um dos santos mais milagrosos da Igreja Católica.

Santo Antônio faleceu no dia 13 de junho de 1231, em Arcella, nos arredores de Pádua, Itália. Apenas um ano após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1946, o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja, com o título de “Doutor Evangélico”.

Santo Antônio, amigo íntimo do Coração de Jesus

Em uma ocasião, Santo Antônio estava hospedado na casa de um habitante da cidade onde ele pregava.

Este reservou um quarto separado para o Santo, no intuito de que pudesse dedicar-se ao estudo e à contemplação sem ser perturbado.

Santo Antonio e o Menino Jesus
Santo Antônio e o Menino Jesus

Enquanto o católico orava, o dono da casa não encontrava quietude. Queria, de qualquer maneira, observar o que ele estava fazendo. Pois era já era muito comentado entre diferentes regiões os milagres por ele operados.

Espiando escondido pela fresta da janela, viu aparecer entre os braços de Antônio um menininho belíssimo e cheio de alegria.

E é por isso que em algumas imagens o Menino Jesus aparece acariciando o rosto de Santo Antônio, e noutras o santo aparece como que a brincar o Menino Deus.

“O Santo o abraçava e beijava, contemplando-lhe a face com ardor incessante”. Segundo narrou esse senhor, posteriormente.

O homem então passou a refletir, extasiado ante a beleza do menino, de onde havia surgido aquela criancinha.

Pois era o Menino Jesus, que contou a Santo Antônio que o hospedeiro estava vendo tudo.

Depois de muito rezar e desaparecer a visão, Santo Antônio chamou o cidadão e proibiu-o de revelar o ocorrido a quem quer que fosse, enquanto ele vivesse.

Após a morte do santo que este senhor revelou o episódio, em lágrimas, jurando sobre a bíblia que dizia a verdade.

Milagres de Santo Antônio

O Jumento se Curva Diante da Eucaristia

Jumento ajoelhado diante do Santíssimo Sacramento
Jumento ajoelhado diante da custódia com o Santíssimo Sacramento.

Em uma pregação sobre a Eucaristia, um homem desafiou Santo Antônio, dizendo que acreditaria na presença de Cristo na Hóstia Consagrada se seu jumento se ajoelhasse diante dela. Aceitando o desafio, Santo Antônio fez com que o jumento, após três dias sem comer, se ajoelhasse diante do Santíssimo Sacramento, ignorando a pastagem oferecida pelo dono.

Sermão aos Peixes

Em Rímini, onde os hereges se recusaram a ouvi-lo, Santo Antônio pregou aos peixes no Mar Adriático. Milagrosamente, os peixes apareceram, organizados por espécie e tamanho, e ouviram atentamente seu sermão, reconhecendo a grandiosidade do Criador.

O Menino Jesus Aparece para o Santo

O Menino Deus: Santo Antônio e o Menino Jesus
Santo Antônio segurando o Menino Jesus em seus braços.

Em Pádua, Santo Antônio foi hospedado por um nobre, que viu o santo segurando um gracioso Menino Jesus em seus braços. O nobre, maravilhado, manteve o segredo até a morte de Santo Antônio, quando então revelou o acontecimento, tocado profundamente pela experiência.

Oração a Santo Antônio

Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, sacrário do divino Espírito Santo. Alcançai-nos dele os dons e auxílios da sua graça.

Pai Nosso.

Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, amantíssimo filho de Maria Santíssima. Alcançai-nos a graça de sermos também dignos de tão soberana Mãe.

Ave Maria.

Nós vos saudamos, glorioso Santo Antônio, que fostes digno de apertar em vossos braços a Deus Menino. Alcançai-nos dele a inocência daquele idade.

Glória ao Pai.

Glorioso e amabilíssimo Santo Antônio, nós vos oferecemos estas orações em honra e veneração das vossas heroicas virtudes e santidade admirável, e vos pedimos humildemente que nos alcanceis de Jesus Nosso Senhor, pelos méritos e intercessão de sua mãe Maria Santíssima, uma resolução firmíssima de seguir vossos exemplos e imitar as vossas ações para que, dirigindo os passos de nossa vida pelos da vossa, caminharemos seguros neste vale de lágrimas para a eterna felicidade.

Nós vos rogamos também que nos obtenhais do mesmo Senhor o remédio de todas as nossas necessidades, tanto espirituais como temporais. Pela vossa valiosa intercessão, esperamos alcançar do Altíssimo estes benefícios.

Confiamos que, por vossa bondade, nunca deixareis de assistir com a vossa proteção aqueles que, como nós, imploram o vosso amparo. Valei-nos, sobretudo na hora de nossa morte, com o poder que Deus vos deu sobre os demônios, para que, vitoriosos nos combates contra os poderes infernais, tenhamos o nosso espírito liberto das paixões desta vida mortal e consigamos lograr para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, gozando eternamente do seu olhar e de sua companhia no Céu. Assim seja.

V/ Rogai por nós, bem-aventurado Antônio,

R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, nós vos suplicamos que a vossa Igreja se alegre e glorifique em razão da solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso confessor e doutor, para que, assim fortalecida com os auxílios espirituais, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Amém.


Ligue no 0800 608 2126 para incluir seus pedidos de oração na Missa de Santo Antônio
Inclua seus pedidos de oração na Missa de Santo Antônio e ganhe duas Medalhas de graça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]