Santo Afonso de Ligório, Doutor da Igreja
Neste dia 1 de agosto, a Igreja tem o prazer de celebrar o dia de Santo Afonso de Ligório, grande expoente da fé no Sagrado Coração de Jesus.
Nascido no ano de 1696 na pequena vila de Marianella, no Reino de Nápoles (atual Itália), de boa família e rico, o jovem Afonso Maria Antônio João Cosme Damião Miguel Ângelo Gaspar de Ligório se demonstrou um prodígio desde o começo de sua vida.
Portanto, começou a estudar Direito Civil e Eclesiástico aos 12 anos, se formando com 16; Afonso começou a praticar a carreira de advogado muito cedo, tendo uma carreira brilhante até se desiludir com a profissão por conta de interferência política nos tribunais na época.
Posteriormente a essa desilusão, passou por um extenso período probatório vocacional. Renunciou sua herança e seus títulos de nobreza.
Foi ordenado sacerdote aos 30 anos, em 1726. Auxiliou com sua grande inteligência a criação de diversas obras sociais para os jovens e principalmente os mais necessitados, que eram o foco de sua missão religiosa.
Mudança de sua região natal
Em 1729, foi morar no Colégio Chinês de Nápoles, fazendo visitas constantes à cidade de Scala, onde se deparou com muitas pessoas necessitadas no interior do reino.
Aliás, durante uma dessas visitas, conheceu uma irmã do mosteiro de Scala, chamada Maria Celeste Crostarosa, que afirmou que:
“O Senhor queria que ele deixasse Nápoles e viesse para Scala para fundar a congregação dos homens para a evangelização.”
A irmã auxiliou Afonso no planejamento de uma congregação, a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas, C. Ss. R.), juntamente a vários outros vocacionados e sacerdotes. Ademais, hoje, os redentoristas hoje já contam com mais de 5.500 membros, bem como imensa participação no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.
Além disso, aos 66 anos, no ano de 1762, foi nomeado Bispo de Santa Ágata dos Godos, por onde permaneceu por 13 anos, se retirando para a pequena comunidade redentorista em Pagani por conta de sua idade avançada.
Morte e legado
Faleceu em Pagani no dia 1 de agosto de 1787, aos 91 anos. O papa Gregório XVI canonizou-o em 1839 e Pio IX proclamou-o Doutor da Igreja em 1871.
Sua família o instruiu desde criança nas artes, e ele possuía grande capacidade de escrita, pintura e criação de poesias.. Escreveu 123 obras, dentre livros populares até famosas cantigas e poemas.
Santo Afonso possuía uma relação especial com o Sagrado Coração de Jesus, criando lindos textos reverenciando-o.
Leia mais AQUI: 33 Súplicas de Santo Afonso de Ligório.
Portanto, para pedir a presença de Deus em sua vida, segue abaixo uma poderosa oração de autoria de Afonso.
Meu Deus e meu tudo, apesar de minhas ingratidões e negligências em Vos servir, continuais a me atrair ao Vosso amor. Aqui estou, e não quero resistir mais. Quero renunciar a tudo para pertencer só a Vós. Além de tudo, Vós me tendes obrigado a Vos amar. Eu me encantei convosco e quero a Vossa amizade.
Como posso amar outra coisa, depois de ter Vos visto morrer de dor numa cruz para me salvar? Como poderei contemplar-Vos morto, consumido nos sofrimentos, sem Vos querer bem com todo o meu coração? Sim, Redentor meu, amo-Vos com toda a minha alma e não tenho outro desejo senão Vos amar nesta vida e por toda a eternidade.
Jesus, minha esperança, minha força e meu consolo, dai-me força para que eu Vos seja fiel. Dai-me luz, fazei-me conhecer as coisas de que me devo desapegar; ajudai-me para que em tudo eu Vos queira obedecer.
Jesus, eu me ofereço e me abandono inteiramente em Vós, satisfazendo o desejo que tendes de unir-Vos comigo, a fim de unir-me Convosco, meu Deus e meu tudo! Vinde Jesus, possuí todo o meu ser, atraí para Vós todos os meus pensamentos e todos os meus afetos.
Renuncio a todos os meus caprichos, a todas as consolações, a todas as criaturas. Só Vós me bastais. Dai-me a graça de não pensar senão em Vós, não desejar senão a Vós, meu Deus e único bem.
Maria, Mãe de Deus, alcançai-me a graça da perseverança. Amém.
Fontes:
Uma resposta
Amém Senhor Jesus 🙏 gratidão por todas as bençãos .
Eu vos amo, louvo e adoro.