Por ser pai de Nosso Senhor, São José teve privilégios e perfeições singulares… Descubra quais são aqui.

Atribuem ao Santo Esposo de Maria privilégios e perfeições que na verdade dificilmente podem ser contestados.
São José, por ser pai de Nosso Senhor na terra, teve privilégios, dons e virtudes maiores que todos os outros santos.
São José, por ser pai de Nosso Senhor na terra, teve privilégios, dons e virtudes maiores que todos os outros santos.

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Atribuem ao Santo Esposo de Maria privilégios e perfeições que na verdade dificilmente podem ser contestados.


Alguns têm mesmo sólidos fundamentos. Ei-los:

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— Santificação no seio materno.

— Impecabilidade.

— Virgindade perpétua.

— Ressurreição.

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Santificação no seio materno

A santificação de S. José no seio materno foi defendida pela primeira vez pelo célebre Gerson, o sábio chanceler da Universidade de Paris.

Esta prerrogativa foi possuída pelo Profeta Jeremias e S. João Batista.

Daquele se lê na Escritura: “’ Anteqnem exires de vulva sanctificavi te” (Jer. I, 5): “Antes de saíres do seio de tua mãe eu te santifiquei”.

E de João Batista diz o Evangelho: “Spiritu Sancto replebitur adhuc ex utero matris suae” (Luc. I, 15): “Será cheio do Espírito Santo desde o seio de sua mãe”.


Ora, José maior que João Batista pela união com Cristo, e incontestavelmente mais santo é maior que Jeremias, não teria o privilégio da santificação no
seio materno?


Gerson defende a sua tese ante a venerável assembleia do Concilio de Constança, e não poucos autores o seguem depois:

Santo Afonso de Ligório aceita e defende esta opinião e bem assim Isolano, Cartagena, Bernardino de Bustes e muitos outros teólogos e santos.

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Impecabilidade

Outro privilégio é o da impecabilidade.


S. José foi confirmado em graça de tal modo que pode evitar todo pecado, até o venial!


José, diz o Cardial Lepicier, nunca manchou a sua alma com a mais leve sombra de pecado em toda a sua vida mortal.

Todos os Autores em geral admitem sem contestação a impecabilidade de S. José. Jesus é santo e impecável por natureza, cheio de graça, Deus absoluto e infinito.

Maria é santa e impecável não por natureza absolutamente, mas por singular privilégio de Deus, como disse Pio IX, foi preservada do pecado original, em atenção aos méritos de Jesus Cristo.

José é também santo e impecável pessoalmente, cheio de graça e confirmado em graça evitou todo pecado.


Nunca manchou a candura de sua alma virginal e santíssima. Assim o exigiam o lugar que ocupou na Sagrada Família, as relações íntimas com Deus e com a Mãe de Deus.

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Virgindade perpétua

A virgindade perpétua é outra coroa de glória do santo Patriarca. A Escritura nada fala da virgindade de S. José, mas a Tradição nos guarda e garante esta opinião com segurança.

A Tradição teológica, escreve o Pe. Cantera, reprova todos os erros contra esta doutrina e afirma unanemente a Virgindade de S. José;

E hoje podemos afirmar que é uma verdade teologicamente certa, da qual não é lícito a nenhum cristão duvidar”.

Santo Atanásio, S. Jerônimo, Santo Agostinho, S. Beda Venerável, Santo Tomás de Aquino, defendem com ardor e sólida argumentação, a virgindade perpétua de S. José.


É célebre a resposta de S. Jerônimo ao herege Helvídio: Dizes, que Maria não ficou Virgem. Pois não só defendo e afirmo a Virgindade de Maria, como digo ainda mais:

Por Maria foi Virgem também S. José.

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Ressurreição

Finalmente, um grande privilégio atribuído ao Santo Patriarca é o da Ressurreição.

Um corpo tão puro e virginal e santo como era o de S. José, convinha estivesse reunido à alma no Céu, como esteve na terra.


Depois de pago o tributo à morte e cumprida a lei que nos condena a morrer pelo pecado de Adão, convinha ao corpo de S. José ressuscitar glorioso e triunfante.

José morreu nos braços de Jesus e Maria e foi sepultado piedosamente.


Diz S. Mateus, que na morte de Jesus ressuscitaram mudos corpos de santos que haviam morrido. E acrescenta que vieram à cidade e foram vistos por muitos.

Santo Tomás afirma que os que ressuscitaram então não voltaram à sepultura, mas foram com Cristo ao Céu.


Pois entre os ressuscitados, segundo a opinião de muitos teólogos e exegetas, estava S. José.


Knabenbauer observa que os que ressuscitaram na morte de Cristo não foram os justos antigos, desconhecidos do povo, mas os que haviam falecido havia pouco tempo;

Afim de que todos vissem e atestassem o prodígio e cressem na ressurreição de Cristo.

Ora, ninguém era mais conhecido que José. Não chamavam todos a Jesus: o filho do carpinteiro?


Por isso, diz Suarez, é opinião comum e muito provável a ressurreição de S. José e a subida ao Céu em corpo e alma com Jesus Cristo.


Não há inconveniente algum em crer nesta opinião, embora não conste na Revelação, e não se possa afirmar com absoluta certeza, diz o sábio Pontífice Bento XIV.

 

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Fonte: Retirado do livro “São José” de Mons. Ascânio Brandão.

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