Dia de São João Eudes: O grande divulgador do Sagrado Coração de Jesus

São João Eudes

.

Hoje, 19 de Agosto, a Igreja celebra a Memória de São João Eudes, o precursor da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria. 

.

Conheça um pouco sobre a santidade que foi o primeiro a pregar a devoção antes mesmo das revelações do Misericordioso Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. 

.

Quem foi São João Eudes?

.

“Autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria.”

São Pio X

.

João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na Normandia, França. Era o primogênito dos seis filhos do casal Isaac e Marta. 

.

Desde menino, deu sinais de grande inclinação ao amor de Deus. Aos 14 anos, João ingressou no colégio dos jesuítas de Caen. Seus pais desejavam que se casasse e seguisse trabalhando na granja da família. Mas João, que tinha feito voto de virgindade, recebeu as ordens menores em 1621 e estudou Teologia em Caen com a intenção de consagrar-se aos ministérios paroquiais. 

.

Entretanto, pouco depois ingressou na congregação do oratório, que tinha sido fundado em 1611. Depois de solicitar com grande dificuldade a permissão paterna, foi recebido em Paris pelo superior geral em 1623. 

.

Desejando tornar-se sacerdote, entrou para a Sociedade do Oratório de Jesus, fundada pouco antes pelo famoso Cardeal de Bérulle. O fundador concebeu por João Eudes uma estima tal, que o fazia pregar em público antes mesmo de sua ordenação sacerdotal.

.

Esta se deu em 1625. Apenas ordenado, foi cuidar de empestados. Passou depois para o Oratório de Caen, tendo em vista preparar-se para sua carreira missionária.

.

São João Eudes se distinguiu entre todos os missionários. Assim que acabava de pregar, sentava-se para ouvir confissões, já que, segundo ele, “o pregador agita os ramos, mas o confessor é o que caça os pássaros”.

.

.

O Nascimento da Congregação de Jesus e Maria

.

São João Eudes

.

Em 1643, depois de muito orar, refletir e consultar, São João Eudes abandonou a congregação do oratório. A experiência lhe ensinou que o clero precisava reformar-se antes que os fiéis e que a congregação só poderia conseguir seu fim mediante a fundação de seminários.

.

Decidiu formar uma associação de sacerdotes diocesanos, cujo objetivo principal seria a criação de seminários para a formação de um clero paroquial zeloso. 

.

A nova associação foi fundada no dia da Anunciação de 1643, em Caen, com o nome de “Congregação de Jesus e Maria” (Eudistas). São João Eudes e seus cinco primeiros companheiros se consagraram à Santíssima Trindade, que é o primeiro princípio e o último fim da santidade do sacerdócio”. 

.

O distintivo da congregação era o Coração de Jesus, no que estava incluído misticamente o de Maria; como símbolo do amor eterno de Jesus pelos homens.

.

.

O Livro “A Devoção ao Adorável Coração de Jesus”

 

Em 1671, publicou um livro intitulado “A Devoção ao Adorável Coração de Jesus. Já antes, o santo tinha instituído em sua congregação uma festa do Santíssimo Coração da Maria. 

.

Em seu livro incluiu uma Missa e um ofício do Sagrado Coração de Jesus. Em 31 de agosto de 1670, celebrou-se pela primeira vez a dita festa na capela do seminário de Rennes e logo se estendeu a outras Dioceses. 

.

Assim, embora São João Eudes não tenha sido o primeiro apóstolo da devoção ao Sagrado Coração em sua forma atual, foi ele “quem introduziu o culto do Sagrado Coração de Jesus e do Santo Coração da Maria”, como o disse Leão XIII em 1903. 

.

Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus

.

O decreto de beatificação acrescentava: “São João Eudes foi o primeiro que, por divina inspiração lhes tributou um culto litúrgico”.

.

São João Eudes faleceu em 1680 e foi canonizado em 1925.

.

Oração a São João Eudes

“Dai-nos, Senhor, pela intercessão de São João Eudes, a graça da devoção aos Santos Corações de Jesus e Maria. Concedei-nos, por sua intercessão, o auxílio de que necessitamos. Amém. São João Eudes, rogai por nós.”

.

Fonte: ACI Digital / Catolicismo / Cruz Terra Santa

.


MISSA DE NOSSA SENHORA RAINHA 

.

Coroação de Nossa Senhora Rainha 1

.

Coloque suas intenções na Santa Missa da Semana que será dedicada à Nossa Senhora Rainha do Céu. ?

.

Ligue GRÁTIS para a Central de Missas:

0800 608 2126

Dica: Se estiver no celular é só clicar no número que o aparelho discará automaticamente

.

E peça para que uma de nossas colaboradoras inclua seus pedidos de oração no Livro de Missas da Celebração.

.

Lembramos que o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. E tanto a ligação quanto a inscrição das preces são totalmente GRATUITAS

.

Se preferir, clique na imagem abaixo para escrever suas súplicas à Virgem Santíssima:

.

Livro de Missas

.

Que o Doce Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria derramem sobre você e sua família uma chuva de bênçãos.

.


FAMÍLIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS ?❤️

.

Sabe quem falta participar desta corrente de amor e devoção ao Misericordioso Coração de Nosso Senhor?

.

VOCÊ!

.

ASC - Botão Famílias do Sagrado Coração

.

6 respostas

    1. Bom dia Sra Raimunda,
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Como vai?

      Ficamos imensamente felizes em vê-la recorrer ao Sagrado Coração de Jesus!

      Então aproveite e inscreva seus pedidos no Livro de Missas, acesse https://aascj.org.br/livrodemissas/?origem=10671 e conte com muitas orações!

      Que o Sagrado Coração de Jesus lhe conceda inúmeras graças.

      Atenciosamente,
      Equipe de Apostolado
      Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

    1. Bom dia Sr Orlando,
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Tudo bem?

      São tantas graças a pedir e agradecer ao Sagrado Coração de Jesus, não é mesmo?

      Então aproveite e inscreva seus pedidos no Livro de Missas, acesse https://aascj.org.br/livrodemissas/?origem=10671 e conte com muitas preces!

      Que o Sagrado Coração de Jesus lhe conceda inúmeras bênçãos.

      Atenciosamente,
      Equipe de Apostolado
      Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

  1. Tenho uma reclamação à fazer!!!!!!!!!!!   Já faz mais de uma semana que me tornei membro do apostolado e vocês ainda não me enviaram a medalha de São Bento que vocês me prometeram………eu me tornei membro principalmente por causa dessa medalha que vocês ainda não me enviaram e nem ao menos me deram uma satisfação até o momento…..por favor, me enviem a medalha, caso contrário peço que cancele minha inscrição

    1. Bom dia Sr Adevanil,
      Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

      Primeiramente, seja bem vindo ao Grupo Famílias do Coração de Jesus. Tenha certeza da que agora as promessas de Nosso Senhor se realizarão em sua vida.

      Em relação ao envio da Medalha de São Bento, dependemos do envio dos correios, então o prazo para algum artigo religioso ser enviado é uma média de 20 dias úteis. Pela sua informação de data de inscrição, ainda está dentro deste prazo médio de ser entregue.

      Se ainda tiver alguma dúvida, ligue na Central de Atendimento no 0800 608 2126, de segunda á sexta, das 8 ás 18 horas.

      Atenciosamente,
      Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]