Poucos conhecem esta fase da vida dele… Veja como foi a juventude de São Francisco de Assis (Parte III)

A mudança de São Francisco era completa, dava então os primeiros passos pelo caminho designado por Deus...

Continuação do post: Poucos conhecem esta fase da vida dele… Veja como foi a juventude de São Francisco de Assis (Parte II)

Algum tempo depois, os amigos de Francisco quiseram dar uma festa em sua honra.

Ele já não sentia gosto nem prazer nisso, mas aceitou o convite por cortesia. 

Participou amavelmente no festim, que foi esplêndido. Após o banquete os convivas, como era habitual, percorreram as ruas de Assis a cantar. Naquela noite luminosa, Francisco foi ficando para trás, mais ocupado em pensamentos profundos do que em poesias profanas.

De repente, parou. Uma doçura inefável invadiu-o subitamente; sentiu-se inundado e submerso nas ondas apaziguadoras dessa suavidade. Um abraço invisível lançava-o para Deus e cumulava-o de ternura. Tudo desaparecia aos seus olhos.

Ficou de pé, imóvel, com o espírito arrebatado de admiração.

Entretanto, os seus companheiros, ao notarem que não os seguia, voltaram atrás, à sua procura.

“Ora, vejam lá! – gritou um deles ao avistá-lo – Francisco está apaixonado”.

“Sim – respondeu ele – aquela que eu desejo é a mais nobre, a mais bela que se
possa imaginar”.

Com sentido de humor, dizia a verdade. Acabava de saborear a suavidade do Altíssimo e entregava-se sem reservas ao seu adorável Vencedor. Uma santa paixão subjugava a sua alma: amava a Deus com um amor único, entusiasta, absoluto.

Francisco voltou às suas ocupações habituais, mas a sua transformação interior era enorme.

Tinha sede de recolhimento.

Dirigia-se com frequência para os bosques vizinhos, a fim de se entregar com maior liberdade aos pensamentos que o dominavam. Descobriu na floresta uma gruta bastante profunda; era lá que se escondia para rezar. Reencontrava ali, na prece, a unção divina cuja doçura tinha sentido
tão intensamente.

Um dos seus amigos acompanhava-o por vezes no passeio. O santo deixava-o à porta da gruta; entrava sozinho e ficava lá muito tempo. Como o amigo estranhasse a demora, Francisco respondia-lhe a sorrir: “Encontrei um tesouro”.

A sua generosidade, já de si grande, aumentou ainda mais. Dava esmolas com incansável liberalidade. Se lhe faltava o dinheiro, despojava-se da roupa.

Adornava a esmola com palavras graciosas; parecia considerar um favor que a sua oferta fosse aceita. Sob os farrapos do mendigo, a fé mostrava-lhe Cristo que se fez pobre por amor de nós.

Tinha compreendido, à luz do alto, que Deus se comunicava à alma à medida em que ela renuncia a si mesma. Empreendeu, pois, uma luta enérgica contra a repugnância que certas coisas lhe causavam.

Os leprosos, muito numerosos naquela época, inspiravam-lhe uma violenta repulsa. Um dia, Francisco encontrou um desses infelizes que vagueava tristemente pelo campo.

Quando viu o horrível rosto corroído pela doença, quis fugir; mas corou ao perceber a sua
própria covardia.

Aproximou-se do enfermo, deu-lhe uma esmola; e, sem deixar transparecer em nada a sua repugnância, com um sorriso nos lábios e heroica
caridade, abraçou-o.

Havia certas humilhações que o faziam estremecer. A sua altivez considerava a mendicidade como a suprema vexação. Pressentiria confusamente o futuro que lhe preparava a Providência? Mistério.

Mas o que é certo, é que se perguntava se alguma vez teria coragem de estender a mão. Quis, assim, provar as suas forças e vencer o orgulho.

Numa peregrinação a Roma, despojou-se momentaneamente das suas ricas vestes. Coberto de trapos, misturou-se com os pobres que se encontravam diante da Basílica de São Pedro e, como eles, implorou a caridade dos transeuntes.

Para realizar atos destes, não é preciso que uma alma esteja totalmente dominada por um
imenso amor?

Francisco correspondera com generosidade invulgar às graças extraordinárias que o tinham incitado a percorrer o caminho da perfeição. Estava agora pronto a cumprir a missão que Deus
lhe reservava.

*   *   *

Fonte: retirado do livro “São Francisco de Assis” do Rev. Pe. Thomas de Saint-Laurent.

Uma resposta

  1. Belíssima a fase da vida de São Francisco. Estou profundamente emocionada com lágrimas nos meus olhos. É o meu Santo predileto!!!!! Tenho uma imagem pequena dele, aqui no santuário da minha casa. Vou comprar uma imagem grande. Muito obrigada a Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126

Perguntas frequentes

As ações diabólicas estão ficando mais fortes do que antes. Ligue a TV. Ouça o rádio. Leia qualquer jornal. Você perceberá que cada vez mais o demônio age sem freio e o pode parar ele é a Medalha de São Bento. Por isso, queremos munir, inicialmente, 5 mil pessoas com este sacramental, mas queremos triplicar esse número. Sem falar que não recebemos ajuda de grandes empresas ou de pessoas famosas, mas sim de católicos de todo o BrasilAjude aqui.

Entendemos que esteja passando por um momento difícil, mas lembre-se que é nos momentos de dificuldade que nossas boas ações são ainda mais valiosas para Deus. Quanto mais você fizer para Ele, mais graças atrairá para sua vida. Ainda mais, por permitir que as pessoas do Brasil todo contem com uma proteção EFICAZ contra as forças do mal. Faça sua doação.

Isso é algo maravilhoso e é por essa razão que Deus lhe trouxe aqui, porque são poucas pessoas que se empenham em fazer o bem. São pessoas iguais a você que Nosso Senhor convoca quando quer resgatar seus filhos perdidos . Apoie aqui.

A doação única é voltada especificamente para a confecção e distribuição da Medalha de São Bento e, como retribuição, você contará com presentes de agradecimento, como missas. Já a doação mensal nos permitirá investir em outras ações de apostolado, impulsionar publicações na internet, e, como retribuição, você contará com missas semanais, orações diárias e muito mais. Garanta suas Medalhas de São Bento aqui.

Ao ajudar, mensalmente ou uma única vez, você será uma das primeiras pessoas que receberá a Medalha de São Bento.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Mas, caso prefira, você pode fazer ajudar via pix, que é ainda mais prático, também é seguro e sua ajuda chega integralmente para o apostolado, sem nenhum tipo de desconto. Faça sua doação segura aqui.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato conosco pelo e-mail: atendimento@aascj.org.br ou pelo whatsapp: (11) 96251-2000

Suas dúvidas foram sanadas? Se sim, clique aqui para ajudar nessa empreitada. Agora, se ainda tem alguma dúvida, contate-nos. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br e Whatsapp (11) 96251-2000.

Que o Sagrado Coração de Jesus lhe abençoe!

Perguntas frequentes

Não. Graças aos devotos da Família do Sagrado Coração de Jesus que nos apoiam com este trabalho de apostolado. São essas pessoas que nos permitem difundir essa devoção e suas riquezas, como enviar essa estampa gratuitamente.

Só conseguimos enviar uma estampa por pessoa. Dependemos de recursos para qualquer ação e infelizmente o envio dos correios é caro. Se puder, você pode nos ajudar para que essa imagem seja enviada a mais famílias e assim, ganhar uma outra. Veja como.

Infelizmente não. O melhor meio é você preenchendo os seus dados aqui e assim conseguimos enviar sua imagem, já benta, por um sacerdote.

Atualize a página, lembre-se de aceitar os cookies da página. Em último caso, entre em contato pelo
e-mail: atendimento@aascj.org.br

Sanou as suas dúvidas? Se sim, clique aqui para pedir a sua imagem do Coração de Jesus. Agora, se ainda tem alguma dúvida, envie um e-mail para nós. Nosso e-mail: atendimento@aascj.org.br

Informe seus dados corretamente para que você receba a imagem do Coração de Jesus, em sua casa, pelos Correios.

[DoarEstampaSagrado2]