São Bento: “A hora é agora!” – Esta reflexão poderá mudar sua vida (Parte 2)

.

Texto de Tod Worner

.

Fazer melhor requer vigilância. 

.

Quantas vezes, quando somos acusados de agir errado ou de omitir algo importante, respondemos com desculpas como “Eu não sabia”, ou “Eu não estava ciente”, ou “Eu não pensava que…”? O desafio moral passou batido porque a nossa consciência não estava acionada; estávamos dormindo…

.

Ao criarmos um miasma de fogos de artifício sensoriais, nós efetivamente bloqueamos tudo para além do que é sensato: toda percepção espiritual, toda atenção à interioridade. A nossa consciência fica amortecida pela sobrecarga sensorial e, nós, pouco conscientes das possibilidades abertas para criarmos um mundo melhor…

.

A voz da consciência e as palavras do Evangelho são apenas um som suave e delicado no meio do nosso universo barulhento… 

.

A imaginação vivaz desperta as emoções e nos impede de alcançar o nível de tranquilidade interior que nos permitiria atender aos avisos da consciência e aos sussurros do Espírito Santo. 

.

O resultado é que estamos tão despertos no nível sensorial que não há espaço para o despertar mais interior. 

.

A maioria de nós não consegue ouvir outra voz quando está ao mesmo tempo vendo televisão, enviando mensagens, olhando o celular e, internamente, se preocupando com algum pesar imaginado. 

.

Da mesma forma, não podemos ser espiritualmente conscientes sem abaixar o volume das outras vozes. Para estar despertos e atentos espiritualmente, temos de limitar a atenção que damos a outras áreas. E, de acordo com São Bento, temos que começar já: “Esta é a hora de levantar-nos do sono”!

.

A simples frase de São Bento e a explicação de Michael Casey me lembraram de algo que eu tinha esquecido e que preciso fazer todos os dias. 

.

O meu risco é o de apreender e aceitar intelectualmente os conteúdos da minha fé católica ao mesmo tempo em que, por outro lado, fico sonolento aos inúmeros chamados de Deus na minha vida de todos os dias. 

.

Tenho que acordar! Temos que conhecer a vontade de Deus para nós! 

.

Temos que reconhecer quando a nossa vontade está tentando subverter a de Deus. E temos que procurar, denodadamente (corajosamente), ser fiéis de modo heroico nos pequenos atos de cada dia.

.

“Esta é a hora de levantar-nos do sono!”

.

São Bento, rogai por nós.

.

Fonte: Aleteia

.

São Bento: “A hora é agora!” – Esta reflexão poderá mudar sua vida (Parte 1)

.


.


.

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126