Quaresma: Os Benefícios da Confissão – Parte 2

Confissão - Homem se confessando com Padre e Jesus ao fundo o absolvendo de seus pecados.

.

Quaresma: Os Benefícios da Confissão – Parte 1

.

II – As doçuras da Confissão

.

A confissão é sobretudo um remédio, mas todo remédio é amargo. Deus, que é Pai, dulcifica a amargura do remédio, passando um pouco de mel na beira do cálice que Ele nos apresenta… e chega até a misturar o mel com o próprio remédio.

.

De que coisa precisa o pecador arrependido? De três coisas: consolação, luz e perdão.

.

Oh! Quanto nós precisamos de consolação! Há horas tristes na vida… há amigos falsos e inconstantes… há traições… Há Pilatos e Judas em grande número. Daí os desesperos… os suicídios!

.

O pecado é um abcesso cheio de pus, que faz sofrer horrivelmente. A confissão é como uma lanceta (abertura) que abre o apostema. O sacerdote é um amigo fiel… um consolador incomparável.

.

Nós precisamos também de luz! Jesus Cristo nos trouxe um duplo luzeiro: um luzeiro geral e um particular. O primeiro indica o caminho. O segundo mostra as pedras e os espinhos do caminho. O primeiro é a pregação e o segundo é a confissão.

.

Precisamos de luz, para ver nossas fraquezas. A pregação nos faz olhar para o céu. A confissão nos faz olhar para nós. A pregação nos mostra o ideal. A confissão mostra como devemos abraçá-lo. A primeira, é a luz da inteligência. A segunda é a luz do coração.

.

Precisamos ainda de perdão.

.

A sociedade castiga, não perdoa. A sociedade avilta e, cumprido o castigo, não reabilita… mas deixa a vítima entregue à sua miséria. Um assassino, por exemplo, pode chegar a todas as honras… mas o povo, ao vê-lo cercado de glória, murmura sempre: é um assassino! E seus filhos, embora inocentes, são filhos de um assassino.

.

Só Deus perdoa, reabilita, apaga tudo: esta é a obra prima da confissão. A confissão fere, humilha, mas reabilita e consola. O pecador, uma vez perdoado, está regenerado: é de novo filho de Deus, como se nunca houvesse pecado. Isto prova a divindade da confissão.

.
Fonte: “Comentário Dogmático do Evangelho Dominical” – Pe. Júlio Maria De Lombaerde

.


O demônio fará de tudo para você se afastar de Deus!

.

Peça a intercessão do Santo que coloca o Maligno para correr:

SÃO BENTO!

.

.


.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também gostará der ler...

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

Mais Postagens

contatos

Cadastre-se abaixo e receba orações, conselhos católicos e Mensagens de fé.
É GRÁTIS

CENTRAL DE MISSAS

Inclua seus pedidos
É Grátis!

0800 608 2126